Política de Privacidade | Iupki

Política de Privacidade

Política de Privacidade

A sua privacidade e a protecção dos seus dados pessoais são pilares essenciais para a IUPKI. Esta declaração de privacidade irá informá-lo sobre a forma como usamos os seus dados pessoais, os direitos de que goza e os mecanismos legais que tem ao seu dispor. Queira por favor ler atentamente esta declaração de privacidade antes de utilizar os nossos Serviços.

Nesta Política de Privacidade:

Serviços refere-se a quaisquer produtos, serviços, conteúdos, funcionalidades, tecnologias ou funções e todos os websites, aplicações e serviços relacionados que lhe são oferecidos por nós.

Plataforma refere-se ao website e aplicação móvel através dos quais lhe oferecemos os nossos Serviços.

  1. Quem é o responsável pela recolha e tratamento dos dados?

 

A PG & LM – Comércio de Livros, CDS e Multimédia, Lda. é a proprietária da marca registada IUPKI, entidade responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais, fornecidos pelo respetivo titular, bem como dos demais dados pessoais recolhidos em qualquer outro suporte, incluindo os respeitantes à utilização dos Serviços prestados pela IUPKI nomeadamente os resultantes da utilização da APP ou do website www.iupki.pt doravante designados por “Dados Pessoais”, os quais serão tratados para as finalidades enumeradas no ponto 4, abaixo.

A PG & LM – Comércio de Livros, CDS e Multimédia, Lda. é uma sociedade com sede na Casa da Peneirada, Rua Santo Estêvão, N.º6, 3440-323 Santa Comba Dão, registada na Conservatória do Registo Comercial de Santa Comba Dão, com o número de matrícula e de Identificação de Pessoa Coletiva 507 248 970, com um capital social de 5 000 €, doravante designada por “PGLM”.

  1. Quais os contactos do responsável pelo tratamento?

 

O Responsável pelo Tratamento de Dados Pessoais pode ser contactado (designadamente para qualquer informação adicional ou para exercer os seus direitos), por escrito, para os seguintes endereços:

 

- Casa da Peneirada, Rua Santo Estêvão, N.º6, 3440-323 Santa Comba Dão;

- geral@iupki.com; ou

- Chat de ajuda da nossa Aplicação.

 

  1.  O que são dados pessoais?

Dados pessoais são qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respetivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável. É considerada identificável a pessoa que possa ser identificada direta ou indiretamente, designadamente por referência a um número de identificação ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, psíquica, económica, cultural ou social.

 

  1. Que dados pessoais são recolhidos e tratados?

 

  1.  
    1. Dados fornecidos por interação direta

- Registo e outras informações de conta

Se decidir subscrever os nossos Serviços, em concreto o nosso website e App, pressupõe um prévio registo válido de utilizador, a que corresponde um par de credenciais de acesso únicas, pessoais e intransmissíveis, designados por “utilizador” (ou login) e “palavra-chave” (ou password).

Em adição e facultativamente, poderá também fornecer alguns dados que serão de acesso público, a saber: o seu nome, apelido, a sua cidade, uma descrição que constará do seu perfil (Nickname) e uma fotografia de perfil. Em adição, ser-lhe-ão solicitados o seu NIF e número de telemóvel, dados esses a que apenas a IUPKI terá acesso, para efeitos de segmentação.

Em alternativa a este registo, o utilizador poderá registar-se via Facebook ou via Google, passando a IUPKI a tratar os dados pessoais do utilizador, que por essa via lhe forem transmitidos.

  1.  
    1. Dados que recolhemos automaticamente quando usa os nossos Serviços

Quando interage com a nossa App, ou usa os nossos Serviços, recolhemos automaticamente as seguintes informações sobre si:

  1. Informações sobre o seu dispositivo: como por exemplo, a versão de sistema operativo ou identificadores únicos, associando esse dispositivo aos identificadores de dispositivo da sua conta IUPKI.
  2. Informações de localização: dependendo das permissões no seu dispositivo, se publicar um artigo no nosso website, iremos recolher e processar automaticamente a informação acerca da sua localização atual através de endereço de IP, GPS, pontos de acesso Wi-fi e torres de dados móveis.
  3. Dados de utilizador e de Registo: detalhes técnicos, incluindo o Protocolo de Internet (IP) do seu dispositivo, fuso horário e sistema operativo. Também iremos armazenar a sua informação de início de sessão (data de registo, data da última alteração de palavra-passe, data do último início de sessão realizado com sucesso), o tipo e a versão do seu navegador.
  4. Dados de clickstream: recolhemos informação acerca da sua atividade na nossa App, incluindo os websites que usou para aceder à nossa Plataforma, registo de data e hora de cada visita, pesquisas realizadas, listagens ou banners de publicidade a que tenha acedido, a sua interação com esses anúncios de publicidade ou listagens, duração da sua visita e a ordem em que acedeu ao conteúdo na nossa App.
  5. Cookies e Tecnologias Similares: usamos cookies para gerir as sessões dos nossos utilizadores, para armazenar as suas preferências de idioma e para lhe fornecer anúncios relevantes.

 

Os dados recolhidos são processados e armazenados informaticamente e no estrito cumprimento da legislação de proteção de dados pessoais sendo armazenados em base de dados específicas, criadas para o efeito, pela IUPKI ou pelas entidades por esta subcontratadas.

  1. O que são Cookies?

 Cookies são pequenas etiquetas de software que são armazenadas no seu computador ou outros dispositivos que utilize para aceder à internet, através do navegador (browser).

A IUPKI poderá armazenar cookies no seu dispositivo para personalizar e facilitar ao máximo a navegação, não fornecendo esses mesmos cookies referências ou dados pessoais do utilizador.

 Para mais informação deverá ler a nossa Política de Cookies aqui.

  1.  Como são tratados os seus dados pessoais?

 

Apenas usamos os seus dados pessoais quando tal é permitido por lei, sendo nomeadamente:

 

  • tratados de forma lícita, leal e transparente;
  • recolhidos para finalidades determinadas, explícitas e legítimas, não sendo tratados posteriormente de uma forma incompatível com essas finalidades;
  • adequados, pertinentes e limitados ao que é necessário relativamente às finalidades para as quais são tratados;
  • exatos e, se necessário, atualizados, devendo ser tomadas as medidas adequadas para assegurar que sejam apagados ou retificados os dados inexatos ou incompletos, tendo em conta as finalidades para que foram recolhidos ou para que são tratados posteriormente;
  • conservados de forma a permitir a identificação dos seus titulares apenas durante o período estritamente necessário e dentro do legalmente permitido para a prossecução das finalidades de recolha ou do tratamento posterior.

 

  1. Quais as finalidades e fundamentos do Tratamento dos Dados Pessoais e quais os prazos de conservação dos mesmos?

Na maioria das vezes, usaremos os seus dados pessoais, que serão conservados pelo tempo estritamente necessário à prossecução das finalidades a que se destinam e tendo em conta critérios legais, de necessidade e minimização do tempo de conservação, para as seguintes finalidades:

  1. gestão da relação pré-contratual e contratual de prestação de serviços;
  2. sempre que seja necessário para os nossos interesses legítimos:

(i)               melhorar e controlar a qualidade dos nossos Serviços;

(ii)              fornecer-lhe uma Plataforma segura;

(iii)            customizar (personalizar) produtos/artigos;

  1. cumprimento de obrigações legais ou regulamentares, incluindo perante Autoridades (designadamente, regulatórias ou fiscais), controlo de gestão.

Em determinadas circunstâncias poderemos também processar os seus dados pessoais com base no seu consentimento. Se o fizermos, informá-lo-emos do motivo e da categoria dos dados pessoais a serem processados no momento em que o seu consentimento for solicitado.

Abaixo estabelecemos uma descrição de como tratamos os seus dados pessoais e com que fundamento legal.

  •  
    1. Para efeitos de disponibilizar o acesso e prestar os Serviços através da nossa Plataforma
  • Se iniciar sessão na APP usando o seu ID de email, usaremos o seu endereço de email para o identificar como utilizador e permitir que aceda à nossa App.
  • Se entrar através da sua conta de Facebook ou conta Google, usaremos o primeiro e último nome do seu perfil de Facebook e o endereço de email do Facebook para o identificar como utilizador na nossa App e permitir que aceda à mesma.
  • A informação de início de sessão acima referida é também usada por nós para lhe fornecer os nossos Serviços de acordo com os nossos Termos de Utilização.
  • Usamos o seu endereço de email para lhe fazer sugestões e recomendações acerca dos nossos Serviços que possam ser do seu interesse.

Processamos a informação acima descrita para a execução adequada do contrato celebrado consigo e na base do nosso interesse legítimo em executar atividades de marketing para lhe oferecer Serviços que possam ser do seu interesse.

 

    1. Para melhorar a sua experiência na Plataforma 

i. Usamos dados de clickstream:

(i) para fornecer conteúdo direcionado, por exemplo, disponibilizando-lhe os resultados de pesquisa mais relevantes sempre que usa os nossos Serviços;

(ii) para determinar quanto tempo despende na nossa App e de que forma navega através da mesma, para que possamos compreender os seus interesses e melhorar os nossos Serviços com base nestes dados. Por exemplo, podemos fornecer-lhe sugestões sobre conteúdos que pode visitar com base nos conteúdos a que tenha acedido.

ii. Usamos os seus dados de localização para os seguintes fins:

(i)               para compilar informação anónima e agregada acerca das caraterísticas e comportamentos dos utilizadores da IUPKI, incluindo para efeitos de análise de negócios, segmentação e desenvolvimento de perfis anónimos;

(ii)              para melhorar o desempenho dos nossos Serviços e personalizar o conteúdo que direcionamos para si. Por exemplo - com a ajuda de dados de localização, exibimos listas de anúncios que se encontrem próximas de si para melhorar a sua experiência de compra;

(iii)            para medir e monitorizar a sua interação com banners publicitários de terceiros que colocamos na nossa Plataforma.

iii. Com a ajuda da sua informação de início de sessão, que inclui o seu endereço de email, mapeamos os diferentes dispositivos (como computadores, telemóveis, tablets) usados por si para aceder à nossa Plataforma. Tal permite-nos associar a sua atividade na nossa Plataforma de modo transversal através de dispositivos e ajuda-nos a dar-lhe uma experiência perfeitamente integrada, independentemente do dispositivo que esteja a usar.

Processamos a informação acima descrita tendo como fundamento de licitude para o referido  tratamento o nosso interesse legítimo em melhorar a sua experiência na nossa Plataforma e para garantir um desempenho adequado da relação contratual estabelecida com os utilizadores.

 

 

  •  
    1. Para lhe fornecer uma Plataforma segura
  • Usamos os seus dados de acesso e identificadores únicos do seu dispositivo para gerir e proteger a nossa App (incluindo a resolução de problemas, análise de dados, testes, prevenção de fraude, manutenção de sistema, assistência, comunicação e armazenamento de dados).
  • Analisamos as suas comunicações realizadas através da nossa funcionalidade de chat para prevenir fraudes e para promover a segurança, bloqueando mensagens de spam ou mensagens abusivas que lhe possam ter sido enviadas por outro utilizador.

Processamos a informação acima descrita para um cumprimento adequado relação contratual estabelecida consigo, para melhorar os nossos serviços e na base dos nossos interesses legítimos em matéria de prevenção de fraude.

Apenas conservaremos os seus dados pessoais durante o tempo estritamente necessário para servir os propósitos para os quais os recolhemos, incluindo para efeitos de cumprimento de qualquer tipo de requisitos legais, contabilísticos ou de comunicação.

Para determinar o período de retenção adequado aos dados pessoais, temos em consideração o montante, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco de potencial dano através da divulgação ou uso não autorizados dos seus dados pessoais, os motivos pelos quais processamos os seus dados pessoais e se conseguimos cumprir esses motivos por outros meios, e os requisitos legais aplicáveis.

Depois de decorrido o respetivo período de conservação, a IUPKI eliminará ou anonimizará os dados pessoais do utilizador sempre que os mesmos não devam ser conservados para a finalidade distinta que possa subsistir.

 

  1. Com quem partilhamos os seus dados?

Os dados recolhidos e detidos pela IUPKI poderão ser transmitidos, com respeito pelo dever da confidencialidade e pelo princípio da finalidade que presidiu à sua recolha, para as seguintes entidades:

Subcontratantes que procederão ao tratamento dos dados por conta da Empresa e de acordo com as finalidades por esta determinadas, designadamente, fornecedores de serviços de terceiros (serviços de armazenamento “cloud”, como a Amazon Web Services e a Microsoft Azure).

Autoridades judiciais ou administrativas, nos casos em que tal cedência seja obrigatória.

 

  1. Quais são os seus direitos?

Nos termos da Lei de Proteção de Dados Pessoais, garantimos-lhe o direito de acesso, atualização, retificação, eliminação, limitação de tratamento, portabilidade e apagamento dos seus dados pessoais.

Conferimos-lhe também o direito de oposição à utilização dos dados facultados para fins de marketing, para o envio de comunicações informativas ou de inclusão em listas ou serviços informativos. Em alguns casos, poderemos demonstrar que temos razões legítimas e imperiosas que se sobreponham aos seus direitos e garantias para processar a sua informação.

Não obstante, a retirada de consentimento não afeta a legalidade de qualquer processamento que já tenhamos levado a cabo com base no consentimento previamente dado.

Como procedemos a tratamento de dados tendo por fundamento o interesse legítimo, poderá opor-se ao tratamento dos mesmos, e este cessará desde que os interesses que invoque prevaleçam sobre as nossas razões para o tratamento.

O exercício destes direitos deverá ser realizado através dos canais acima referidos no ponto 2.

Poderá ainda apresentar uma reclamação à autoridade de controlo. 

  1. Como posso gerir as comunicações de marketing que recebo?

 

Pode solicitar, a qualquer momento, que deixemos de lhe enviar comunicações de marketing, bastando, para tal, aceder ao link de recusa [opt-out] na mensagem de email que lhe tenha sido enviada ou alterando as suas definições de comunicação na sua conta. Caso tenha problemas em alterar as suas definições, queira por favor contactar-nos através do nosso e-mail geral@iupki.com.

Poderá receber comunicações de marketing da nossa parte se tiver solicitado tal informação e se usar a nossa Plataforma.

  1. Os seus dados são tratados de forma segura?

 

IUPKI adota medidas técnicas e organizativas adequadas para proteger os Dados Pessoais contra a sua perda, destruição ou danificação, acidental ou ilícita e, bem assim, para assegurar que os dados facultados sejam protegidos contra o acesso ou utilização por parte de terceiros não autorizados. IUPKI exige dos seus subcontratantes a adoção de medidas de segurança equivalentes àquelas que pratica.

Apesar das medidas que implementámos para proteger os seus dados, a transferência de dados através da Internet ou outras redes abertas nunca é completamente segura, existindo um risco de os seus dados pessoais serem acedidos por terceiros não autorizados.

Não obstante as medidas de segurança praticadas pela IUPKI, o utilizador deve adotar medidas adicionais de segurança designadamente, assegurar que utiliza equipamentos e um Browser atualizados em termos de segurança adequadamente configurados, com firewall ativa, antivírus e anti-spyware e, certificar-se da autenticidade dos sites que visita na internet, devendo evitar websites em cuja reputação não confie.

 

  1. Links para websites de terceiros

A App da IUPKI pode conter links para websites ou aplicações de terceiros. Se aceder a um desses links, queira por favor ter em conta que cada um terá a sua própria política de privacidade. Não controlamos esses websites/aplicações e não somos responsáveis por essas políticas. Ao sair da nossa Plataforma, recomendamos que leia a declaração de privacidade de todos os websites que visita. 

  1. Transferência dos Dados

Caso possam ocorrer transferências de dados para países terceiros que não pertençam à União Europeia ou ao Espaço Económico Europeu, a IUPKI cumprirá com a lei, nomeadamente no que respeita à adequabilidade do país de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos que são aplicáveis a estas transferências, não sendo transferidos dados pessoais para jurisdições que não ofereçam garantias de segurança e proteção.

  1. Alterações à Política de Privacidade

A IUPKI reserva-se o direito de, a qualquer altura, proceder a reajustamentos ou alterações à presente Política de Privacidade, sendo essas alterações devidamente publicitadas neste site.